De The Rapture (em
Echoes, 2003)
Os grandes discos têm sempre enormes 6ªs faixas. Bom, é verdade que esta máxima nos interessa porque sustenta a teoria base deste blog. Mas independentemente de eventuais visões parcelares da realidade, é precisamente isto que acontece com Echoes, o disco de estreia dos The Rapture – que foi uma verdadeira pedrada no charco. Colaram-lhes o rótulo dance punk – e muito bem. Esta é, provavelmente, a expressão que melhor define a peculiar forma de cantar de Luke Jenner (com inflexões vocais desconcertantes e um tom «esganiçado»), os seus riffs de guitarra a rasgar as melodias e os ritmos altamente contagiantes, pautados pela presença forte e mandona do baixo de Matt Safer, perante os quais é difícil controlar o nosso corpo. Ah, é preciso destacar mais um elemento, não menos importante: Gabriel Andruzzi, percussionista e saxofonista da banda. A sua forma de estar em palco faz tem, de alguma forma, pontos de contacto com a de Bez, dos Happy Mondays. Andruzzi é musicalmente bastante mais relevante que o excêntrico dançarino dos Mondays (abanava as maracas e pouco mais), mas as suas danças no mínimo invulgares, são um claro valor acrescentado e contagiam quem assiste.
House of Jealous Lovers é o tema alto deste disco, mas não o único, e, por isso, é quase injusto elegê-lo como a melhor faixa. Mas assumimos o risco.
J.P.V.
Os grandes discos têm sempre enormes 6ªs faixas. Bom, é verdade que esta máxima nos interessa porque sustenta a teoria base deste blog. Mas independentemente de eventuais visões parcelares da realidade, é precisamente isto que acontece com Echoes, o disco de estreia dos The Rapture – que foi uma verdadeira pedrada no charco. Colaram-lhes o rótulo dance punk – e muito bem. Esta é, provavelmente, a expressão que melhor define a peculiar forma de cantar de Luke Jenner (com inflexões vocais desconcertantes e um tom «esganiçado»), os seus riffs de guitarra a rasgar as melodias e os ritmos altamente contagiantes, pautados pela presença forte e mandona do baixo de Matt Safer, perante os quais é difícil controlar o nosso corpo. Ah, é preciso destacar mais um elemento, não menos importante: Gabriel Andruzzi, percussionista e saxofonista da banda. A sua forma de estar em palco faz tem, de alguma forma, pontos de contacto com a de Bez, dos Happy Mondays. Andruzzi é musicalmente bastante mais relevante que o excêntrico dançarino dos Mondays (abanava as maracas e pouco mais), mas as suas danças no mínimo invulgares, são um claro valor acrescentado e contagiam quem assiste.
House of Jealous Lovers é o tema alto deste disco, mas não o único, e, por isso, é quase injusto elegê-lo como a melhor faixa. Mas assumimos o risco.
J.P.V.
P.S.
O fenómeno The Rapture tem a bênção de James Murphy (LCD Soundsystem) e da equipa de produtores da DFA.
Great records always have great 6th
tracks. Well, it is true that this premise is used here in our own interest
because it is a good support for this blog’s theory. But it is also a fact that
– regardless of any partial views of reality - this is exactly what happens
with Echoes, The Rapture’s debut
album – something completely different from what people were doing in that
time. They were labeled dance punk - and very well labeled indeed. This is
probably the expression that best defines the peculiar way of Luke Jenner’s
singing (with vocal inflections and a disturbing almost screaming voice), his
guitar riffs ripping melodies and highly contagious rhythms, guided by the
strong presence of Matt Safer’s bossy bass. All this together makes it
difficult for us to control our bodies. Oh, it is worth to mention one more
character: Gabriel Andruzzi, the band’s saxophonist and percussionist. His
presence on stage does have, somehow, some resemblances with Bez, from Happy
Mondays. Andruzzi is musically far more relevant than the eccentric Mondays
dancer (he shook the maracas and not much else), but the way he dances is at
least unusual and a clear way to «infect» the audience with the «dancing
virus». House
of Jealous Lovers is this record’s high point, but not the only one. It is
almost unfair to elect this song as the best, but it is a risk we are willing
to take.
J.P.V.
J.P.V.
P.S.
The Rapture’s phenomenon has James Murphy’s (LCD Soundsystem) and DFA prodution team’s blessing.
No comments:
Post a Comment