De Black Grape (em It’s Great
When You’re Straight… Yeah!, 1995)
O regresso de Shaun Ryder no período pós-Happy Mondays tem um toque de hip-hop. Foi uma das formas que encontrou para se distanciar do som característico da banda de Manchester, um dos ícones maiores do movimento Madchester. Querendo beber da essência desta nova influência, Ryder não poderia deixar de recorrer a uma das mais famosas estratégias daquele género musical: «roubar» um pedaço de uma canção alheia e misturá-lo de forma subtil – ou não – numa nova canção. Esta 6ª faixa do primeiro disco dos Black Grape foi buscar um sample de Initials BB, de Serge Gaindbourg, e não o tratou nada mal. Na verdade, não se trata bem de um sample mas, antes, do «roubo» assumido da melodia base, sobre a qual é construído Big Day in the North, o ponto alto do disco de estreia dos Black Grape, mas não é o único. Esta outra face de Shaun Ryder, apesar de muito competente, não é, sem margem para dúvidas, um bom substituto para tudo o que ficou para trás. Pills ‘N’ Thrills and Bellyaches, dos Happy Mondays, mantém-se como peça central do movimento de Madchester e um dos mais brilhantes discos encravado naquele período tão especial entre o final dos anos 80 e o início dos 90.
O regresso de Shaun Ryder no período pós-Happy Mondays tem um toque de hip-hop. Foi uma das formas que encontrou para se distanciar do som característico da banda de Manchester, um dos ícones maiores do movimento Madchester. Querendo beber da essência desta nova influência, Ryder não poderia deixar de recorrer a uma das mais famosas estratégias daquele género musical: «roubar» um pedaço de uma canção alheia e misturá-lo de forma subtil – ou não – numa nova canção. Esta 6ª faixa do primeiro disco dos Black Grape foi buscar um sample de Initials BB, de Serge Gaindbourg, e não o tratou nada mal. Na verdade, não se trata bem de um sample mas, antes, do «roubo» assumido da melodia base, sobre a qual é construído Big Day in the North, o ponto alto do disco de estreia dos Black Grape, mas não é o único. Esta outra face de Shaun Ryder, apesar de muito competente, não é, sem margem para dúvidas, um bom substituto para tudo o que ficou para trás. Pills ‘N’ Thrills and Bellyaches, dos Happy Mondays, mantém-se como peça central do movimento de Madchester e um dos mais brilhantes discos encravado naquele período tão especial entre o final dos anos 80 e o início dos 90.
J.P.V.
P.S.
P.S.
Stone Roses: outro ícone
do movimento Madchester.
Shaun Ryder's return in the post-Happy Mondays era has
a touch of hip-hop. He was trying to get
away from Manchester’s band characteristic sounds, which made them one of the
biggest icons of the Madchester movement. Trying to capture de essence of this
new musical influence, Ryder couldn’t help to get his hands on one of the
most popular strategies of that genre: «steal»
a piece of someone else’s song and mix it subtly -
or not – in a
new song. This 6th
track on Black Grape’s first record fetched
a sample of Initials
BB, by Serge Gaindbourg, and the result is
quite good. Actually, we can’t
call what Ryder did «using a sample». He went much further. He «robbed» the
melody and used it as a structure to build Big Day in the North.
This song is the highlight of Black Grape’s debut album but we can find there
some more good songs. This other side
of Shaun Ryder
creativity, although very competent, isn’t definitely
a good substitute for the work he
has done before. Happy
Mondays Pills 'N' Thrills and
Bellyaches remains the centerpiece of the Madchester movement and one of the
finest albums and one of the best records jammed in that so
special period between the late
'80s and early '90s.
J.P.V.
P.S.
J.P.V.
P.S.
Stone Roses: another big
name of the Madchester movement.
No comments:
Post a Comment